Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 19 - Mrs. Norris (filmes Harry Potter)

Mrs. Norris é a gata de Argus Filch, o encarregado da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts nos filmes de Harry Potter. O verdadeiro nome desta linda gatinha é Pebbles, e pertence à raça Main Coon. Na realidade são três os gatos que representam o papel de Mrs. Norris e os outro dois até são machos. Mas Pebbles é a que entra na maior parte das cenas.

"Oh dear, we are in trouble..."

O dono de Mrs. Norris, Argus Filch é um personagem fictício da série Harry Potter. Pelo que sabemos dele, a sua grande paixão é a sua gata, que ele chama carinhosamente de minha querida. Eles andam sempre juntos e quando ela foi petrificada pelo basílisco, no livro dois, Filch ficou desesperado.

Conhecido por seu saudosismo pelo tempo das punições e por seu rigor nos castigos, é a pessoa que mais conhece Hogwarts. Apareceu pela primeira vez logo no primeiro livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Filch é odiado por todos os alunos da escola. Afinal de contas, adora arranjar pretextos para lhes dar castigos. Por ser assim severo, Filch tornou-se grande amigo de Severus Snape e Dolores Umbridge.

Filch é bastante velho, reumático e meio corcunda. Tem uma respiração asmática e arrasta os pés ao caminhar. Os seus olhos são esbranquiçados e as articulações do seu corpo estalam quando ele anda. Os cabelos dele são grisalhos, desalinhados e maltratados e ele usa sempre um velho casaco castanho.

Ele é um aborto, o que significa que nasceu numa família de bruxos, mas não consegue usar magia. Harry Potter descobriu por acaso que ele fazia um curso de magia por correspondência. Essa frustração que ele carrega é que, talvez, o torne tão insuportável e vingativo. É provável que tenha sofrido muito por não ser aceito pela família e pelo mundo mágico.

Filch em Hogwarts
Pouco se sabe sobre Argus Filch, por isso ninguém sabe porque razão o encarregado foi parar a Hogwarts. O que é certo é que Dumbledore não deseja que Filch se vá embora de Hogwarts, apesar da sua "guerra infindável contra os estudantes". De facto, Dumbledore mal se encontra com Filch, e o gabinete deste é bastante diferente do dos outros docentes da escola. No gabinete de Argus, há várias gavetas cheias de artefactos confiscados aos alunos. Fred e George Weasley têm uma gaveta só para eles. O gabinete não tem, sequer, janelas.

Aparentemente, Filch já estava em Hogwarts o pai de Harry lá estudou.

Dois brilhantes alvos de Filch são os gémeos Weasley, que com as suas "traquinices" vão várias vezes parar ao gabinete de Filch.

 

Signifcado do nome
Argus é o nome de um monstro da mitologia grega que tinha cem olhos e, obviamente, via tudo. Filch é uma gíria inglesa que significa roubar ou infiltrar-se. 

 

Harry Potter e a Ordem da Fénix
EUA/GB, 2007, cor, 150 m.
Realização: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Katie Leung
Guião: J.K. Rowling (livro), Michael Goldenberg (guião)
Género: Aventura
Idioma: Inglês


Harry Potter e a Ordem da Fénix é a adaptação cinematográfica do quinto livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling, e o último filme estreado no cinema.
Foi realizado por David Yates e o guião é de Michael Goldenberg, substituindo Steve Kloves que trabalhou nos quatro primeiros filmes. A data do lançamento nos cinemas dos EUA foi dia 11 de Julho de 2007.

Elenco
Harry Potter - Daniel Radcliffe
Ronald Weasley - Rupert Grint
Hermione Granger - Emma Watson
Cho Chang - Katie Leung
Minerva McGonagall - Maggie Smith

Rubeus Hagrid - Robbie Coltrane
Aldus Dumbledore - Michael Gambon
Severus Snape - Alan Rickman
Dolores Umbridge - Imelda Staunton
Argus Filch - David Bradley

Sybil Trelawney - Emma Thompson

Draco Malfoy - Tom Felton
Sirius Black - Gary Oldman
Arthur Weasley - Mark Williams Molly Weasley - Julie Walters
Belatriz Lestrange - Helena Bonham-Carter
Lucius Malfoy - Jason Isaacs
Lord Voldemort/Tom Marvolo Riddle - Ralph Fiennes

 

Links:

Site oficial do filme: http://www.harrypotterorderofthephoenix.com/

Site do Exército de Dumbledore: http://joindumbledoresarmy.warnerbros.com/

Site oficial do filme em português: http://ordemdafenix.com.br

Site sobre a gata Pebbles (Mrs. Norris): http://www.showcatsonline.com/x/pebbles.htm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre e showcatsonline.com