O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

CALCULAR IUC 2016


Calcule quanto vai pagar em 2016.


Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2007

Desenhos Animados através do tempo

Tudo começou com um gato...

Não, tudo começou com um rato...

Na verdade tudo começou com um coelho que virou um rato que queria ser gato. Pensando bem tudo começou com um gato mesmo, mas essa confusão toda, eu explico no decorrer do texto.

 

A criação do Rato Mickey

Como já vimos num post anterior (ver Gatos Famosos 23 - O Gato Félix) em 1919 apareceu o Gato Félix. Na sua sequência, em 1923, Walt Disney criava o Coelho Oswald e os poderosos da Universal, percebendo o potencial do personagem, resolveram tirá-lo da Disney, que entusiasmado pelo sucesso estrondoso que o Gato Félix fazia não se intimidou e resolveu arredondar e diminuir um pouco as orelhas do Coelho Oswald deixando o personagem parecido com um rato. Rato? Não! Camundongo. Deste modo, em 1928, surgia o Rato Mickey.

Seguindo o rasto de Mickey, vieram tantos outros personagens maravilhosos e inesquecíveis: Pato Donald, Zé Carioca, Pateta, Margarida, Minnie, Clarabela, Tio Patinhas, Peninha, Pluto, Horácio, João Bafo de Onça, Mancha Negra, os Irmãos Metralha, Maga Patalógika, Tico e Teco, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Professor Pardal e Lampadinha e tantos mais, que é impossível citar todos neste curto espaço.

O Warner Bros Studios
Em 1940, Chuck Jones, Bob Clampett, Friz Freleng e Tex Avery recém saídos dos estúdios Disney resolveram reunir-se e fundar o Estúdio de Desenhos da Warner Bros. E com um espírito politicamente incorreto resolveram ensinar ao mestre Disney o poder da palavra concorrência.
Quem já assistiu à curta A Tartaruga e a Lebre, lançado pela Disney em 1935, percebe de caras uma semelhança com um certo coelho. Mas essa semelhança não é gratuita, Hare, o coelho da curta, nada mais é do que o protótipo do que iria se tornar Pernalonga. Além de levarem o coelho emprestado (para nunca mais devolverem) os animadores da Warner aproveitaram também do título Silly Simphonies (Sinfonias Tolas) da série da Disney e lançaram o seu Looney Tunes (Músicas Malucas).
E no rasto de Pernalonga outros tantos personagens inesquecíveis: Porky Pig, Daffy Duck, Taz, Piu Piu e Silvestre (ver Gatos famosos 10 - Sylvester), Pepe Le Pew, Coiote e Papa-léguas...

 

Walter Lantz

Ainda em 1940, um jovem casal em lua-de-mel, não conseguia consumar o seu casamento, pois era atormentado o tempo inteiro por um pássaro que insistia em fazer um barulho infernal no alto do seu chalé!

Reza a lenda que foi a partir desses factos reais da sua lua-de-mel com sua esposa Grace, que Walter Lantz se inspirou em criar um dos mais brilhantes, engraçados e simpáticos desenhos animados, o Pica-Pau (Woody Woodpecker). O desenho foi um sucesso no mundo inteiro.

E no seu seguimento apareceram Chilly Willy e outros.

 

Mr. Magoo, Tintin e Kimba

Em 1953 surgia um dos primeiros seres humanos a protagonizar um desenho animado: o velhote, cegueta e herói improvável, era Mr. Magoo.

Em 1958, enquanto nos EUA, a produção de desenhos animados para a TV começava a aquecer, na Europa, a produtora Belga Belvision resolveu levar para a TV o maior sucesso das histórias em quadradinhos daquele país: As Aventuras de Tintin. Um verdadeiro Mickey Mouse da Bélgica, Tintin é um repórter aventureiro que viaja pelo mundo com o seu cachorro Milou e o capitão Haddock.

Em 1965 foi criado o que podemos chamar de primeiro anime da televisão. Foi graças a Kimba, o Leão Branco que hoje desfrutamos de cavaleiros do Zodíaco, Pokemons e outros afins vindos da terra do sol nascente.

Pantera Cor-de-Rosa

Em 1969 a Pantera Cor-de-Rosa surgia na televisão (ver Gatos famosos 22 - Pantera Cor-de-rosa), criada pelo estúdio DePatie-Freleng Enterprise para a abertura do filme homónimo em 1963.

Ela fez tanto sucesso que a sua passagem para os desenhos animados na TV era apenas uma questão de tempo.

 

Hanna-Barbera e Super-heróis

O ano agora é 1973 e os mais puristas torcem o nariz aos desenhos criado nessa época. Mas para quem foi criança e não ligava muito às revistas de super-heróis foi introduzido no universo da DC Comics pelas séries da Hanna-Barbera O Super-Homem, A Mulher Maravilha, Batman e Robin e Acquaman.

E como não poderia deixar de ser, já que o citei no parágrafo acima, como esquecê-los? Apenas os maiores criadores das maiores franquias de desenhos animados do mundo inteiro!
Afinal, quem nunca ouviu falar de Tom e Jerry, Zé Colmeia, Os Flintstones, Os Jetsons, Scooby-Doo, Manda Chuva entre tantos outros?
Joseph Barbera e William Hanna mostram-se tão ligados como Tom e Jerry, uma das suas criações mais adoradas pelo público, que se diverte com as aventuras do gato e do rato há mais de 60 anos (ver post Gatos famosos 9.a e b - Tom).
Hanna era editor e compositor, Barbera era cartunista. Os dois juntaram-se em 1939 no departamento de curtas da MGM. Barbera desenhava, Hanna realizava e ambos escreviam as histórias das eternas perseguições do gato e rato que nasceram para andar à tareia.

Tom e Jerry surgiram em 1940 em “Puss Gets The Boot”, primeiro dos mais de 150 curtas que protagonizaram. Quando a MGM resolveu fechar o seu departamento de animação, os amigos e parceiros resolveram formar a Hanna-Barbera Productions. E o resto é história...


Não poderia deixar de citar pelo menos alguns outros desenhos que foram (e ainda são) tão famosos no passado: Popeye, Os Estrumpfes, Gasparzinho - O Fantasma Amigo, Super Rato, são tantos que se perde a conta!

E pensar que tudo começou com um gato...
Ou foi um rato? Ou terá sido um coelho?

Fonte: PH Marinho, Revista Nerd

http://luzcameranews.blogspot.com/2007/10/desenhos-animados-atravs-do-tempo.html

publicado pelo gato Straycat às 01:05

link do post | miar | adicionar aos favoritos do gato
|
1 comentário:
De Ronaldo a 6 de Janeiro de 2008 às 22:39
ok,,

comentar post

Jogos Divertidos - Dezenas de jogos gratuitos

Site com dezenas de jogos gratuitos para jogar e partilhar com os teus amigos.

 

.quem é o gato



» Politica de Privacidade
» Politica de Cookies

 

.veja a quantas anda...




.miados recentes

. Provérbios Populares

. Pokemon Meowth - Um Gato ...

. Sugestão para o fim de se...

. Que maravilha de mundo......

. Anedotas de loiras - Diár...

. O BLOG DO MEU AMIGO "BILO...

. Músicas da minha vida: Ti...

. Músicas da minha vida - W...

. Músicas da minha vida - D...

. Depois da tragédia na Mad...

.arquivos do gato

. Agosto 2016

. Agosto 2012

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.favoritos do gato

. Espirrar em triplicado...

. Borboleta

. Jovens Mandarins com apen...

. Periquito bébé - Abril de...

. Madruga e verás, Trabalha...

. Vídeo do dia - Star Wars....

. Vídeo do dia - Uma gata q...

. Fantásticas imagens de ca...

. Ideias bizarras, úteis, i...

. O "jet-set" moçambicano -...

.neste labirinto, todos os dias me parecem segunda-feira...





.tags

. todas as tags



.links a outros gatos

blogs SAPO

.pesquisar neste gato