Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Biografia de J. K. Rowling (a autora de Harry Potter)

Joanne Kathleen Rowling nasceu a 31 de Julho de 1965 na cidade de Chipping Sodbury, na Grã-Bretanha. O seu pai, Peter, era gerente da Rolls-Royce e a sua mãe, Anne, era dona de casa. Joanne descreve-se na infância como "uma criança com cara de pudim, que usava óculos e muito estudiosa - uma menina tímida, esforçada e muito insegura." Esta tem uma irmã mais velha, Diane, ou "Di" (para quem foi dedicado o primeiro livro de Harry Potter), que está a estudar Direito.
Joanne e Di costumavam brincar com um casal de irmãos que eram seus vizinhos - e o sobrenome deles era...Potter! Ian Potter, o amigo, diz que Joanne adorava brincar às bruxas, e que quase desmaiou quando viu que a amiga de infância tinha usado o seu apelido na personagem principal.
Jo (como a família a chama) formou-se em Francês na Universidade de Exeter, e tornou-se professora. Trabalhou na Amnistia Internacional e em 1991 mudou-se para Portugal para ensinar Inglês.
Joanne casou-se nessa época com um jornalista português, do qual ela não gosta de falar. O casamento durou três anos, e acabou logo depois do nascimento de Jessica, a primeira filha de Joanne. Ela e a filha pequena mudaram-se para Edimburgo, na Escócia, onde Diana estava. A escritora dava aulas de Francês numa escola, mas o dinheiro ganho mal dava para sustentar a casa.
Sem dinheiro, e com uma filha pequena para cuidar, ela entrou em depressão. Foi quando resolveu começar a escrever Harry Potter. A ideia ocorreu-lhe em 1990, pouco depois da morte da sua mãe. Ela escrevia em cafés da cidade, com a filha a dormir num carrinho de bebé. Ao contrário do que muitos dizem, J.K. não escrevia em guardanapos de papel, e nem trabalhava em cafés, ela simplesmente gosta que as outras pessoas lhe façam o café. Ela acabou o primeiro livro quando estava a sair de Portugal e se dirigia para Edimburgo e, graças à ajuda do Conselho Escocês de Artes, teve dinheiro para terminar o segundo livro.
O plano de Joanne é lançar sete livros, um para cada ano que Harry passa na Escola Hogwarts de Magia e Feiticeiria. Algumas personagens homenageiam amigos da escritora. Ron Weasley, o melhor amigo de Harry, é baseado em Sean Harris; Hermione é inspirada em JK, quando criança. Harry, segundo Joanne, não é inspirado em ninguém em particular mas a personagem e a autora têm a mesma data de aniversário (31 de Julho).
Fonte:
http://ambiente.dec.uc.pt/~mivs/harrypotter.html