Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Teste o seu vocabulário

Quem tem lido os meus posts sabe que eu gosto muito de ver textos bem escritos, faço o possível por não publicar erros ortográficos e tenho um gosto especial em aprender novo vocabulário. Em posts anteriores publiquei links sobre a Língua Portuguesa em diversas ocasiões. Basta fazer uma busca pelas tags "língua", "português", "portuguesa" e "lusofonia".

Hoje descobri um teste de escolha múltipla muito interessante que nos avalia em termos de vocabulário. Basta escolher o significado correcto (entre 4 hipóteses) para apenas 30 palavras e ver o resultado. Teste-se e blogue...

O meu resultado foi:

Resultado: 25 pontos
Eu tenho um excelente vocabulário.
Teste Seu Vocabulário.
Oferecimento: InterNey.Net

"25 ponto(s) = excelente vocabulário
Parabéns! Você está acima da média e prova com isso que é uma pessoa amante da literatura e que domina muito bem a língua portuguesa. Pessoas como você se expressam bem em qualquer meio e não têm praticamente dificuldade alguma em entender textos considerados eruditos. Continue praticando. Quem sabe um dia você não se torna um filólogo?"

De certo modo, acho que tenho uma percentagem de filóloga. Não, não é nenhum palavrão. Já agora aprenda o que isso quer dizer.

Filólogo - s. m., especialista em filologia. filologia - do Lat. philologia < Gr. philologia, amor às letras, s. f., conjunto de conhecimentos necessários para interpretar e conhecer um texto, que antigamente se ocupava em fixar e comentar os textos literários procurando extrair regras de uso linguístico e que, modernamente, estuda a língua, a literatura e todos os fenômenos culturais de um povo por meio dos seus textos escritos, distinguindo-se, no entanto, da linguística, na medida em que esta centra o seu interesse na língua, e aquela nos textos.