Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 16 - Heathcliff

Heathcliff era um desenho animado sobre um gato com uma personalidade digna do Pica-pau. Bem-humorado, o desenho chegava às raias do hilário em muitas situações. Poucos desenhos animados dos anos 80 tinham algum senso de humor e este pode, com certeza, figurar num panteão de honra ao lado de coisas como a Pantera Cor-de-Rosa e o mais recente Pinky e O Cérebro.

Junto com o Heathcliff iam para o ar episódios do Marmaduke, a história de um cão dinamarquês meio retardado que tinha um dono ainda mais lento do que ele, e dos Gatos Cadillac, que fizeram mais sucesso nos EUA que o Heathcliff.

No final de cada episódio havia um “momento pedagógico”. No vídeo vai entender porquê. Pobre Spike.

A banda desenhada deste felino foi criada em 1973 por George Gately. Agora é escrita e desenhada pelo seu sobrinho, Peter Gallagher, e é distribuída por mais de 1000 jornais pela Creators Syndicate.
Heathcliff tem semelhanças com a popular banda desenhada Garfield (ver os meus posts Gatos famosos 8.a - Garfield e Gatos famosos 8.b - Garfield). Ambos o protagonistas são cor-de-laranja com riscas negras e distinguem-se pelo seu mau feitio - uma tabuleta de "Cuidado com o gato" foi colocada junto de cada um deles).

Contudo, a diferença entre eles é, essencialmente, o seu estilo de vida. Enquanto Garfield gosta de ficar em casa, a comer e dormir todo o dia, o bom do Heathcliff desenrasca-se bem nas ruas e tem uma vida bastante activa e com muitas peripécias.
Na banda desenhada, anda constantemente a aborrecer o gerente da loja de peixe, a deitar latas de lixo ao chão, a azucrinar o leiteiro e a perseguir gatas. A sua relação com o dono da casa em que vive também é difícil.
No todo, Heathcliff  é um personagem de um gato aventureiro, e que gosta de se divertir. 
A tira do cartoon é apresentada vulgarmente aos dias de semana, em tiras simples. Aos domingos, no entanto, a tira é aumentada para painéis múltiplos e entitula-se "Sunday with Heathcliff".
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ficha Técnica:
"Heathcliff & the Catillac Cats" (1984), série televisiva entre 1984-1987
Argumentistas: Walt Kubiak (2 episódios), Bruno Bianchi (criador: Cats & Co.) 
Date de estreia:15 de Setembro de 1984 (USA)
Género:Animação