Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Anedotas sobre europeus – Polacos...

O mundo é composto de mudança…
Varsóvia, Polónia. Dois judeus encontram‑se na esquina da rua Brejnev com a rua Kossyguin.
«Pois é. Na época do presidente polaco Pilsudsky, nós ainda comíamos carne!»
Passam alguns anos. Eles encontram‑se na mesma esquina, mas as ruas já foram renomeadas para Mao Tse‑tung e Liu Shao‑Tsi. «Pois é, camarada. Na época dos soviéticos nós ainda comíamos!»
Passam mais alguns anos e eles mais uma vez encontram‑se na mesma esquina, mas os nomes das ruas já são Patrício Lumumba e Kvame N’kruma. Eles lamentam‑se:
«Pois é. Na época dos chineses ainda não comiam a gente!»
Virgem de Jaruselski
Depois do Golpe de Estado que proibiu o Solidarie­dade e instaurou a lei marcial na Polónia, o General Jaruselski que tomou o poder à frente duma junta militar foi visitar a Virgem Negra de não-sei-quantos e começou a queixar-se à Virgem do facto da sua acção não ter sido compreendida pelo povo polaco, que passara a desprezá-lo. Era difícil para ele suportar um tal desprezo e o que ele queria era que a Virgem o ajudasse.
De repente a Virgem falou:
— E como é que eu te posso ajudar?
— Ó Virgem! — Exclamou Jaruselski — Se, por exemplo, fizesses com que eu pudesse caminhar sobre a água como Jesus, o povo polaco como é profun­damente religioso interpretaria isso como um sinal divino de que a razão está do meu lado.
— OK! — Respondeu a Virgem. — Será feita a tua vontade. Amanhã dirige-te ao rio Visla, e caminharás sobre a água, tal como Jesus fez.
O General foi para casa e começou a pensar:
— Será que não sonhei ter falado com a Virgem? Pelo sim pelo não, é melhor ir bastante cedo, quando houver ainda pouca gente, não vá fazer figura de urso.
E assim foi. No dia seguinte, de madrugada, dirigiu‑se à margem do rio. À excepção de dois pescadores na margem oposta, não havia ainda ninguém. Jaruselski aproximou-se com cuidado, pôs o pé em cima da água, e… milagre! A água tornara-se sólida! Começou então a atravessar o rio…
Entretanto na outra margem um dos pescadores vira-se para o outro:
— Olha lá, estás a ver aquele tipo a caminhar pela água? Não será o General Jaruselski?
— Pois é! Olha-me só esse filho da p***, nem sequer nadar sabe!
Cão polaco e cão alemão
Logo após o aparecimento do sindicato Soli­darie­dade na Polónia, dois cães encontram‑se na fronteira entre a Polónia e a RDA. O cão polaco vai para a RDA e o alemão para a Polónia.
— O que vais fazer à RDA? — Pergunta o cão alemão.
— Vou tentar arranjar comida. E tu? O que vais fazer à Polónia?
— Vou ladrar um bocado.