Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 14 - Stimpy (de Ren & Stimpy)

Ren & Stimpy - Provavelmente, os desenhos animados mais nojentos de sempre!
Género: animação
Duração aprox.: 22 m. (aprox. 11 m. por episódio)
Criado por: John Kricfalusi
Elenco: Billy West, John Kricfalusi
País: EUA
Estação de televisão: Nickelodeon
Idioma: inglês
Transmissão original: 1991 a 1996
N.º de episódios: 93 (52 exibidos oficialmente)

Ren & Stimpy são dois personagens que protagonizaram duas séries animadas americanas, criados pelo cartunista canadiano John Kricfalusi. Ren Höek, um chihuahua neurótico, e Stimpson J. Cat (Stimpy), um gato vermelho simplório (mas ocasionalmente inteligente), estrelam aventuras non-sense, remanescentes à era de ouro da animação. Kricfalusi criou os personagens na década de 80, enquanto trabalhava em pequenos estúdios de animação nos EUA.
Em Portugal pudemos ver esta série na SIC (e depois na SIC Radical) e através do canal por cabo Cartoon Network. No Brasil, a série foi exibida pelo canal Nickelodeon e também pelo canal Locomotion.
Apesar de ser um produto do canal pago infantil Nickelodeon, The Ren & Stimpy Show teve uma reputação de mensagens e insinuações subversivas. De facto, o programa rompeu os limites do bom gosto mais do que qualquer outro desenho fizera: o seu nível de humor escatológico, particulamente fixado em flatulências e ranho, só foi ultrapassado talvez por Beavis & Butt-Head ou The Brothers Grunt. Apesar de algumas vezes parecer apenas uma série escatológica (e visualmente repulsiva), a série satirizava vários aspectos da cultura norte-americana da maneira mais ofensiva possível e causou desconforto em muitos telespectadores e executivos do estúdio. Num episódio em particular, apenas disponível em VHS, sugeria-se que Ren e Stimpy eram, na verdade, amantes gay.
Muitos pais de crianças pequenas criticavam o facto do idiota mas bem educado Stimpy ser alvo de violência constante por parte do seu "suposto amigo" Ren, geralmente na forma de um potente estaladão na cara. Há ainda vários momentos em que Ren (ou algum coadjuvante) irrompe numa fúria psicótica e tenta assassinar Stimpy, ou outro personagem submisso.
Enquanto a consciência geralmente impede Ren, essas cenas pertubadoras ajudaram a elevar o número de críticas de pais e educadores. Cenas desse tipo indicam uma possível tendência de Ren em ser paranóico esquizofrénico.
A Nickelodeon veio a demitir Kricfalusi da sua própria criação e sistematicamente censurou a animação para se adequar mais aos padrões dos Nicktoons. Eventualmente, vários episódios eram impossíveis de serem exibidos sem cortes e nunca mais voltaram a ser exibidos. Durante o meio da década de 90, a MTV americana começou a repor a série, assim como a VH1 durante uma longa maratona em Dezembro de 2001.
Em 30 de julho de 2005, o canal Nicktoons Network, uma extensão do Nickelodeon, começou a exibir reposições de Ren & Stimpy. A série foi então dobrada em vários idiomas para ser exibido noutros países.
Em 2003, foi lançada uma versão mais direcionada ao público adulto, chamada The Ren and Stimpy Adult Party Cartoon, apresentando episódios feitos sob a tutela do criador John Kricfalusi, exibidos no canal Spike TV. Em 2004, Ren & Stimpy recebeu a posição número 18 da lista da emissora Channel 4 de "100 Melhores Desenhos".
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stinky links:
Letras de músicas dos episódios: http://letras.terra.com.br/ren-and-stimpy/
Jogue online com "Ren & Stimpy: Robin Hoek": http://www.ojogos.pt/jogo/Ren--Stimpy-Robin-Hoek.html
Adult Party Cartoon: http://apc.thetma.com/