Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Um telemóvel que funciona a energia de... hamster!

Uma rodinha de hamster ligada a um gerador é um meio muito eficaz de produzir energia. Os meus 3 hamsters às vezes passam horas nas rodinhas a fazer exercício. Como são animais sobretudo nocturnos, durante a noite ouve-se uma chiadeira que chego a levantar-me para encostar a porta da cozinha onde se encontram as gaiolas.

Ainda há dias, na festa de anos do meu filho perguntei aos colegas dele se não costumam fazer projectos de ciências. Esta é uma actividade muito falada nos filmes que chegam dos Estados Unidos, mas que cá parece quase não existir. Sugeri-lhes que quando se apresentasse uma dessas oportunidades, poderiam usar um hamster para produzir energia que fizesse funcionar um pequeno aparelho. A ideia foi dita meio a brincar, mas não sem fundamento porque eu sei que isso resulta.

E não se trata de explorar o animal, porque ele não é forçado a trabalhar, mas sim aproveitar a sua actividade lúdica para produção de alguma energia.

Isto vem a propósito da notícia que hoje encontrei por acaso e cuja foto reproduzo aqui. Um rapaz de 16 anos inventou um carregador de telemóvel movido a hamster, como parte do seu projecto de ciências. Agora, cada dois minutos que o seu hamster Elvis passa na roda, dá-lhe para carregar o telemóvel o suficiente para falar durante meia hora.

Podem ver a notícia em: http://www.ananova.com/news/story/sm_1513938.html