Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Animais nossos amigos

Como sabem, gosto muito de gatos (ver post "Gato com Vertigens" - A origem do nome) e toda a minha vida tive vários animais. Tive gatos, cães, canários, mandarins, periquitos, aves de capoeira, coelhos (e a lista continuaria).

Mas ter um animal é também poder (e saber) cuidar dele. Recentemente entraram na nossa família uma série de hamsters. Nunca tinha tido nenhum.

Estes pequenos amiguinhos peludos são o ideal para casas pequenas pois estão dentro de uma gaiola própria (à venda em qualquer loja de animais ou hipermercado) e, normalmente, são muito asseados. A gaiola é limpa uma vez por semana, têm um bebedouro com água limpa e comida própria à disposição, além de uma rodinha para fazerem exercício. Damos-lhes verduras diversas para não terem falta de vitaminas e brincamos com eles sempre que possível.

Há diversas raças diferentes, o que também deve ser levado em consideração quando os adquirimos, porque todos têm personalidades e comportamentos diferentes.

Também é necessário levar em conta que as crianças pequenas devem ser ensinadas a respeitá-los e a lidar com eles. Alguns hamsters são agressivos, outros meigos. Uns passeiam pelas nossas mãos e braços, outros nem se conseguem agarrar porque mordem.

Ensine às crianças que não devem fazer mal aos animais (nunca e seja ele qual for). Mesmo que os mais agressivos nos mordam, estão apenas a defender o seu território, a sua casa e a sua comida e nem todos gostam que lhes façam festas. Nós também não gostamos que entrem na nossa casa e que se sirvam das nossas coisas!

Se tem medo de cães ou outros animais grandes, é melhor afastar-se deles e não demonstre receio, pois eles pressentem-no. Se quer animais em casa, saiba como lidar com eles. E nunca os abandone: eles dependem de si para viver.

Quando me deram o meu primeiro hamster eu não sabia nada sobre eles. Fui imediatamente informar-me em diversos sítios da net e aprendi muito. O que se lhes deve dar (ou não dar) a comer, técnicas para lhes pegar, cuidados importantes a ter... Já levei várias dentadas, mas isso não é importante, comparado com a alegria e barrigadas de riso que eles nos dão.

Neste momento tenho 3 hamsters, um sírio e dois manos siberianos. Estes últimos estavam juntos na loja e o mais pequeno tem metade do tamanho do irmão. Achei que seria uma crueldade deixá-lo sozinho. Só para verem como são diferentes, o mais pequenino tem 3 cm de comprimento. O sírio (que é o maior) tem cerca de 15 cm. E são todos jovens!

Por agora, enquanto não tenho fotos deles para partilhar, delicie-se com um dos meus vídeos favoritos de hamsters do YouTube.

 
Quando este vídeo chegar ao fim, terá outros relacionados com estes pequeninos amorosos para ver no menu da janela do YouTube. Como um hamster que dá 12 voltas na roda e um gato que toca piano (Nora).
E não se esqueça: "Os animais são nossos amigos".