Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

2008 é o Ano do Rato

Segundo o horóscopo chinês, em 18 de Fevereiro de 2007 teve início o ano do Porco (ou Javali, Zhu). Em 4 de Fevereiro de 2008 terá início o Ano do Rato.

Ratos famosos: Shakespeare, Mozart, Churchill, Washington, Tolstoy, Mozart, Júlio Verne, Marlon Brando.

Para os vietnamitas, 1999 foi o Ano do Gato (ou tigre). Mas os chineses, no entanto, chamam-lhe o Ano do Coelho, devido à lenda chinesa. Veja também os posts sobre o Ano do Porco e Ano do Rato (procure com a tag horóscopo).

 

Cartoon

Manifestação contra o Ano do Cão e a exclusão do gato no horóscopo chinês

  • Felinos contra os calendários chineses que excluem os gatos.
  • Todos os cães têm o seu dia... não um ano inteiro!
  • 2006 foi para os cães!
  • Ponha uma trela na discriminação aos gatos!
  • Al Stewart teve a ideia certa "O Ano do Gato" (um álbum de música).
  • Um ano a ladrar, a morder e a fazer grandes porcarias no seu relvado. Uau, parece mesmo divertido.
  • Posso entender um ano do Cavalo ou Tigre... mas Cão ou Coelho? Vão dar uma curva!
  • Alguma vez cheirou um gato molhado? Não tenho mais nada a dizer.
  • O mundo precisa de mais calendários com gatinhos!

Grafitti no muro: "Os gatos são fixes, os cães apenas se babam."

 

O sistema da astrologia chinesa  

A astrologia chinesa é seguida por centenas de milhares de crentes no Oriente e, tal como a astrologia ocidental, baseia-se na crença de que as pessoas que pertencem a um determinado signo (com uma data de nascimento idêntica) têm traços de carácter semelhantes.
Em ambas existem doze signos, porém no sistema chinês os signos são representados por animais, sendo a Roda da Fortuna em anos, e não em meses. Ao contrário da astrologia ocidental, que se baseia na órbita imaginária do Sol em torno da Roda da Fortuna, ou seja, nas várias constelações que vai visitando, a astrologia chinesa baseia-se principalmente na influencia da Lua.

Os astrólogos chineses concentram-se nas estrelas que estão perto da estrela polar, que se encontra nitidamente visível no céu todas as noites, enquanto que os astrólogos ocidentais baseiam as respectivas previsões em estrelas mais distantes, estando apenas metade dentro do raio de visão.
Além do ano de nascimento, o dado básico, os chineses também têm em consideração as influencias da estação, do mês, da hora e da temperatura do dia de nascimento.

 

A lenda dos signos chineses

Diz a antiga lenda chinesa que Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e Buda atribuiu a cada um, segundo a ordem de chegada, um ano como recompensa por terem aceite o convite. Foram eles o Rato, o Boi (ou Búfalo), o Tigre, o Coelho (ou Gato), o Dragão, a Cobra (ou Serpente), o Cavalo, a Cabra , o Galo, o Macaco, o Cão e o Porco (ou Javali). O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.


A lenda do banquete

Há muitas histórias para explicar a origem do zodíaco e porque é o Rato que inicia este calendário. A mais popular é a história do banquete.

Ao Rato foi atribuida a tarefa de convidar os outros animais para se apresentarem perante o Imperador de Jade (um dos mais importantes deuses da mitologia chinesa), e comparecer a um banquete onde seria feita a selecção dos animais para os signos do Zodíaco.

Nessa época, o Gato era um bom amigo do Rato mas este enganou-o e fê-lo acreditar que o banquete seria no dia seguinte. Deste modo, o Gato dormiu durante todo o tempo do banquete. Quando descobriu a tramóia, o Gato jurou ser um inimigo do Rato para todos os tempos. E é por isso que até hoje os gatos caçam os ratos e que o Rato é o primeiro signo do Zodíaco.

 

A lenda da corrida

Há outra história sobre uma discussão e uma corrida entre os 12 animais. Nesta lenda, os animais teriam discutido sobre quem iria liderar o Zodíaco e ser o primeiro do ciclo de anos. Pediram aos deuses para decidir e eles determinaram a realização de uma competição: quem chegasse à margem oposta do rio em primeiro lugar seria o líder e os outros animais receberiam o seu lugar no ciclo, correspondente à sua chegada.

Todos os animais se reuniram na margem do rio. O Rato subiu para as costas do Boi, sem que este desse pela sua presença. Ao chegar à margem, saltou para terra e ganhou a corrida. O porco, que era muito preguiçoso, chegou em último.

 

Para descobrir qual é o seu animal pode ver este site:

http://www.rainfall.com/horoscop/chinese.htm