Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Cadeira do Poder - Divergência europeia

Um outro blog que aparece nos destaques de hoje, que merece ser apreciado pela sua perspectiva sobre o panorama político e social nacional - Cadeira do Poder em http://cadeiradopoder.blogs.sapo.pt/.

 

«Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2007
Divergência europeia

Segundo dados preliminares do Eurostat, avançados pelo Semanário Económico, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional baixou para 75% da média comunitária em 2003, depois de ter aumentado dos 73% para 77% entre 1995 e 2002.

Portugal faz parelha, com esta queda, apenas com países que entraram no Alargamento da UE de Maio: República Checa, Hungria, Malta e Eslováquia.

Mas o interesse real destes dados reside no facto de permitir destrinçar a grande distância que nos separa dos outrora companheiros europeus da desgraça, a Irlanda, a Grécia e a Espanha.

Enquanto que Portugal entre 1997 e 2007 dá um pequeno trambolhão de 76% para 75%, segundo dados da Eurostat, outro comportamento bem distinto se retira das saudáveis economias irlandesa e espanhola e até mesmo grega!

A Irlanda subiu, entre 1997 e 2007, de 115% para 147% (!).

A Grécia subiu, no mesmo período de 10 anos (1997-2007) de 85% para 98% da média comunitária.

A Espanha subiu, no mesmo período, de 94% para 103%, suplantando dessa forma a média europeia.

Outro dado relevante que se pode retirar dos anos de 1997 a 2007, é o de que, em 10 anos, 8 foram de governação socialista.

Tendo a célebre frase de Durão Barroso sido dita em 2002 ("O País está de tanga")  e o PIB encontrar-se, nessa altura, a 77% da média europeia, bem acima do que se verifica actualmente, como é que o discurso político mudou do extremo pessimista para o optimismo revelado por este governo?

É caso para dizer que Portugal passou da tanga para o "discurso da tanga".»