Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Citações sobre… felicidade (e os meus comentários)

Dedicado à Ana Cristina, com muitas saudades... 

Nesta época natalícia de amor e fraternidade, é importante falar na felicidade.

Só somos verdadeiramente felizes se soubermos que aqueles que amamos estão bem e, também eles, felizes.

  • "A acção pode nem sempre ser felicidade, mas não há felicidade sem acção." - Benjamin Disraeli (1804-1881), político, estadista e escritor britânico (Tinha toda a razão. Para sermos felizes, temos muitas vezes que lutar por isso).
  •  "A beleza não passa de uma promessa da felicidade." - Stendhal (Mas é uma promessa daquelas que ajudam um bocadinho a viver melhor).
  • "A caridade é uma virtude fora de moda, do que precisamos é de justiça social. Felizmente, se uma pertence ao passado, a outra é para o futuro; o que nos dispensa de ambas as coisas." - Tony Duvert (Este senhor deve ter vivido em Portugal, pois justiça social é coisa que não temos).
  • "A felicidade é, no amor, um estado anormal." - Marcel Proust (Porquê? Ser feliz no amor é uma utopia? Será mais normal ser feliz ao jogo?).
  • "A felicidade multiplica-se quando se divide com os outros." - Anónimo (Isso aí já concordo. Muita da nossa felicidade advém de vermos quem amamos felizes e de partilharmos esse sentimento. E todos sabem que acções positivas geram reacções positivas...).
  • "A maior parte das pessoas, é tão feliz quanto resolve ser." - Abraham Lincoln (1809-1865), 16.º presidente dos E.U.A. (Lincoln também já sabia que as pessoas optimistas encaram os problemas e vicissitudes com uma confiança maior no futuro e são mais felizes por não se deixarem abater com tanta facilidade).
  • "A melhor maneira de ter bons filhos é fazê-los felizes." Oscar Wilde (1854-1900), escritor e dramaturgo irlandês (Mas não se pode tentar fazê-los felizes a todo o custo, só com bens materiais. Um pouco de atenção diariamente faz milagres, nem que seja só uma história ao deitar).
  • "Alguém disse que a beleza é uma promessa da felicidade... (foi Stendhal, um pouco mais acima), ...mas nunca ninguém garantiu que ela tivesse sido cumprida". - Paul-Jean Toulet (Promessas não enchem barriga, e eu que o diga).
  • "Apenas aquele que despreza a felicidade terá acesso ao conhecimento." - George Trakl (Quer dizer que, se eu quiser aprender seja o que for, não me posso permitir ser feliz com essa aprendizagem? Bah... tretas!).
  • "Apenas há um dever, o de sermos felizes." - Denis Diderot (1713-1784), filósofo francês (Isto sim, é que eu chamo filosofia de vida!).
  • "Chamo carácter de um homem à sua maneira habitual de ir à caça da felicidade. - Stendhal (O senhor estendal... perdão... Stendhal, era um rapaz muito inteligente. Só uma pessoa de carácter pode alcançar um objectivo a que se propõe sem magoar ninguém pelo caminho para o concretizar e, assim, considerar-se realmente feliz).
  • "É uma grande infelicidade perder por causa do nosso carácter os direitos que os nossos talentos nos concedem na sociedade." - Chamfort (Pois, mas mesmo alguém com talento, não pode ser considerado realmente talentoso se, para vingar na vida, for capaz de pisar quem se lhe atravessar no caminho. Maior infelicidade é existir tão pouca gente com bom carácter).
  • "É uma infelicidade que existam tão poucos intervalos entre o tempo em que somos demasiado novos e o tempo em que somos demasiado velhos." - Montesquieu (C'est la vie... e ela passa rápido como o caraças).
  • "Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens." - Sócrates (Este Sócrates era o filósofo grego, não o nosso P.M. que, pelo que eu sei, não é lá grande filósofo. Mas o outro, o grego, devia ter ido para a filosofia por causa da mulher... Um dia pensou "Chiça, penico, calhou-me cá uma Ursa Maior!" e decidiu ir filosofar com os seguintes argumentos: "Enquanto ando a filosofar, não tenho que a aturar"!).
  • "Enquanto fores feliz, terás sempre muitos amigos. Se o céu se toldar, ficarás sozinho." - Ovídio (Agora que está a chover, fiquei só no mundo, porra!). 
  • "Não encontramos a felicidade, nós construímo-la." - Anónimo (E é bom que tenhamos uma boa cunha na construção civil).
  • "Não existe melhor cosmético para a beleza que a felicidade."  - Condessa de Blessington (Ah, como as pessoas felizes irradiam beleza por todos os poros e ficam mais luminosas...).
  • "Não fazer nada é a felicidade das crianças e a infelicidade dos velhos." - Victor Hugo (1802-1885), poeta, romancista e dramaturgo francês (como dizia o outro poeta, o Fernando Pessoa, "Ai que prazer / não cumprir um dever./ Ter um livro para ler / e não o fazer!").

  • "Não foi quando descobriu a América, mas quando estava prestes a descobri-la, que Colombo se sentiu feliz." - Dostoievsky (Alguém da TVI foi lá entrevistar o Colombo?).
  • "O casamento feliz é e continuará a ser a viagem de descoberta mais importante que o homem jamais poderá empreender." - Kierkegaard (A par com a maternidade...).
  • "O dinheiro não compra a felicidade; pode, no entanto, alugá-la." - Anónimo (Mas alugar também tem os seus custos!).
  • "O que mata a doninha é a publicidade que faz a si própria." - Abraham Lincoln (E ele há cada mal-cheiroso por aí, que se detecta a milhas!).
  • "Por que te vestes sempre de preto? Estou de luto pela minha vida; sou infeliz." - Tchekhov (1860-1904), dramaturgo e contista russo (Este gajo era muito deprimente... Quando somos infelizes, temos é que nos rodear de coisas coloridas, a começar pela roupa).
  • "Quem não sabe ser feliz, em nada pode contribuir para a felicidade alheia." - André Gide (Não há como sentirmo-nos bem connosco para que os outros se sintam melhor, nem que seja pela nossa presença)
  • "Sede felizes: os amigos desaparecem quando somos infelizes.» - Eurípedes (Se o fazem é porque não eram realmente amigos!).
  • "Um homem a quem ninguém agrada é bem mais infeliz do que aquele que não agrada a ninguém." - François La Rochefoucauld (Perfeccionistas, acautelai-vos!).
  • "Um homem fica geralmente mais feliz quando tem um bom jantar na mesa do que quando a sua mulher fala grego." - Samuel Johnson (Acredito que sim... Não creio que um marido ficasse muito impressionado com o facto da esposa saber 5 idiomas e, à noite, em casa, ter que pedir comida de fora todos os dias "O que é o jantar, filha? Outra vez língua! Já é a 5.ª vez esta semana que me lês um texto de Heródoto, em grego!").
  • "Um pouco de ciúme desperta um amor feliz que arrefece." - Madame de Deshoulières (Ou, se for em Portugal, pode acabar em homicídio qualificado).
  • "Um soberano não deve declarar guerra em ira, nem um general deve combater em cólera. Porque enquanto a ira pode reverter para felicidade e a cólera para o deleite, uma nação que foi destruída não pode ser restaurada, nem podem os mortos ser trazidos de volta à vida." - Sun Tzu (500 a.C.), autor de "A Arte da Guerra" (Devia haver mais governantes a ler este livro e a transportar estas ideias para a actualidade... Há 2500 anos sabia mais sobre "como manter a calma em situações complicadas" do que muitos estadistas actuais).
  • "Viver feliz não é mais do que viver com honestidade e rectidão." - Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.), orador, escritor e estadista romano (O tio Túlio sabia, apesar de ser romano, que para se ser feliz, temos que tratar os outros como gostaríamos que nos tratassem a nós, porque o que semearmos, colheremos - seja bom ou mau!).
  • "O vosso filho não sabe de nada? Que felicidade, não fará citações!" - Ninon de Lenclos ('Tá bem, já apanhei a ideia, estão cansados de ler isto... Pronto, não cito mais ninguém).