Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 22 - Pantera Cor-de-rosa

Read this, in the name of the "liêu"

E porque gatos não são só os gatos domésticos, hoje trago um post sobre um dos meus grandes gatos preferidos: a pantera. Mais precisamente The Pink Pantser, como diria o atabalhoado Inspector Clouseau.

The Pink Panther
A primeira aparição da personagem em animação foi na abertura do primeiro filme de longa-metragem. Friz Freleng e David DePatie foram chamados para criar uma introdução para o filme, uma espécie de "mini" desenho animado que mostra o Inspector Closeau atrás da Pantera Cor-de-Rosa, só que, ao invés de desenharem o diamante, fizeram um trocadilho com o nome e desenharam a pantera que todos conhecemos.

Apesar de só aparecer por alguns minutos no genérico do filme, a felina agradou tanto ao público que acabou por ganhar uma série animada própria.
Lançada em 1969, The Pink Panther Show, mostra a divertida e carismática Pantera Cor-de-Rosa, com aquele seu andar elegante e sem dizer uma só palavra, fugindo constantemente do Inspector Closeau.
Os mais de 120 episódios tiveram em média seis minutos de duração. O baixinho inspector (ilustrado como uma caricatura de Peter Sellers) utiliza as mais diversas técnicas para correr atrás da magríssima pantera, mas ela consegue sempre escapar com muita inteligência.
No fim dos anos 70, o desenho animado da pantera já tinha transformado a personagem felina, o Inspector Clouseau e a música do genérico, composta por Henry Mancini, num fenómeno mundial. Com cenários e traços dos personagens extremamente simples e cenas muito engraçadas, o desenho chegou a ganhar um Óscar da Academia de Hollywood e foi produzido pelo estúdio de animação americano DePatie-Freleng Enterprises, de 1964 a 1980. A Pantera tornou-se a mais famosa criação desta dupla.
Fonte: InfanTv

No primeiro filme A Pantera Cor-de-Rosa, o impagável Peter Sellers interpreta o atabalhoado e desastroso Inspector Clouseau, da polícia de Paris. Ele está obcecado em encontrar um ladrão de jóias que roubou o diamante The Pink Panther (que dá o nome ao filme). Este ladrão está mais perto do que ele imagina: o assaltante é amante da sua esposa, sem que ele nada perceba.
Foi realizado por Blake Edwards e, com actores como David Niven e Robert Wagner no elenco, recebeu uma nomeação para Óscar. 

Ficha Técnica

Título Original: The Pink Panther

Género: Comédia
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1963
Estúdio: Mirisch Company
Distribuição: United Artists
Realização: Blake Edwards 

Guião: Maurice Richlin e Blake Edwards
Produção: Martin Jurow

Música: Henry Mancini
Direcção de Fotografia: Philip H. Lathrop
Direcção Artística: Fernando Carrere
Figurino: Yves Saint-Laurent
Edição: Ralph E. Winters

Elenco

Peter Sellers - Inspector Clouseau

David Niven - Sir Charles Litton
Robert Wagner - George Litton

Capucine - Simone Clouseau
Brenda De Branzie - Angela Dunning
Colin Gordon - Tucker
James Lanphier - Saloud
Michael Trubshawe - Novelista
Martin Miller - Fotógrafo
Claudia Cardinale - Princesa Dala

No ano passado foi lançado um remake do filme desta vez protagonizado por Steve Martin e ainda com Kevin Kline, Jean Reno e Beyoncé Knowles.

No site deste filme gostei especialmente do jogo Decode Clouseau, onde temos que ouvir frases do Inspector e tentar traduzir algumas palavras que ele diz no seu famoso sotaque francês.

Links: