Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 7.a - Shrek e O Gato das Botas (Parte 1)

Shrek 1

Se gostam tanto de animação como eu com certeza não perderam os filmes Shrek (1, 2 e 3). As impagáveis personagens do Shrek, do Burro e do Gato das Botas, entre muitas outras, dão-nos autênticas barrigadas de riso. Um humor muito pouco vulgar e bem conseguido, numa paródia aos contos de fadas.

Shrek é um filme criado em computação gráfica baseado num conto homónimo. O filme foi distribuído pelo estúdio DreamWorks, que pertence a Steven Spielberg.


Enredo

No primeiro filme, Shrek é um ogre que vivia feliz e sozinho num pântano, no meio da floresta, de uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê a sua privacidade ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas dos contos de fadas para a floresta. Shrek entra num acordo com Farquaad: ele irá buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona, que vive aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tirará todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.

Shrek parte na sua missão, acompanhado por um burro falante, que se junta a ele por gratidão, pois Shrek salvou a sua vida.

Piadas e paródias
O filme teve grande destaque por ter um humor inovador e utilizar paródias a artistas famosos e clássicos de contos de fadas. Esta é uma pequena lista de algumas das que podem ser identificadas no filme:

  • No quarto de Farquaad, atrás de sua cama, existem alguns quadros com a imagem do personagem. Um deles mostra Farquaad saindo do oceano, numa paródia do quadro de Botticelli "O Nascimento de Vênus".
  • A cena em que Fiona, acidentalmente, mata um passáro, ao cantar em um tom extramamente alto, é uma paródia do clássico da Disney "A Branca de Neve".
    Na cena em que Fiona luta com Robin dos Bosques, em alguns golpes, ela salta e fica parada no ar, com a imagem congelada. A câmara se movimenta ao redor dela, mostrando a imagem em todos os ângulos, numa clara refêrencia ao filme Matrix.
  • Além disso ela usa golpes semelhantes aos do filme Os Anjos de Charlie, no qual Cameron Diaz, que dá voz a Fiona na versão original de Shrek, era uma das actrizes.
  • O castelo de Duloc é uma paródia à Disneylândia.
  • O filme ainda faz referência a diversos contos de fadas e clássicos, como "Os Três Porquinhos", "Robin dos Bosques", "Pinóquio", entre outros... 

Músicas
A banda sonora dos 3 filmes é outro dos aspectos a salientar.
It is You (I Have Loved) por Dana Glover no fim dos créditos, é a minha preferida.

 

Ficha técnica - Shrek 1
Realização: Andrew Adamson, Vicky Jenson (E.U.A., 2001, cor, 90 min.).
Elenco de vozes original: Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro), Cameron Diaz (Princesa Fiona), John Lithgow (Lord Farquaad).
Guião: William Steig (livro), Terry Rossio (guionista), Ted Elliott (guionista)
Género: animação, aventura, comédia, família, fantasia, romance
Idioma: inglês

 

Influência
Shrek apresentou diversas novidades no estilo de filmes em animação. Particularmente depois do filme Shrek 2, os filmes de animação começaram a incorporar mais referências da cultura pop, além de acrescentar finais musicais nos fimes, tais como A Era do Gelo 2, Robôs, Chicken Little, entre outros. 

 

As sequelas

  • Shrek 2 (ver posts seguintes) - Sequência do primeiro filme, foi lançado mundialmente em 19 de Maio de 2004. Famoso por bater rapidamente o recorde de bilheteira do filme da Disney, À Procura de Nemo.
  • Shrek, O Terceiro - A Terceira aventura de Shrek foi anunciada em Junho de 2004, e foi lançada no dia 18 de Maio de 2007.
  • Gato de Botas - A História de um matador de ogres - Filme que será lançado com o Gato de Botas como protagonista.
  • Shrek 4-D - Um filme de 15 minutos sobre quando Shrek e Fiona encontraram na sua lua-de-mel com o fantasma de Farquaad. O filme foi uma das atracões do parque da Universal, e depois foi lançado numa edição especial em DVD.
  • Shrek 4 - O quarto filme da série tem lançamento previsto para ano de 2010.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Links

Shrek - Site oficial: http://www.shrek.com/main.php

Estúdios Dreamworks: http://www.dreamworks.com/

Animação: http://www.animation-animagic.com/home.aspx

Antevisão de novos filmes: http://www.comingsoon.net/news/movienews.php?id=13731

Revistas de filmes Shrek1: http://wc04.allmovie.com/cg/avg.dll?p=avg&sql=1:286672

Revistas de filmes Shrek2: http://wc05.allmovie.com/cg/avg.dll?p=avg&sql=1:286672

Shrek 1 - Soundtrack: http://wm05.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&uid=UIDMISS70311071654390588&sql=Ak96htr8tklox/Shrek

Shrek 2 - Soundtrack: http://wm03.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&uid=UIDMISS70311071654390588&sql=Ak96htr8tklox/Shrek

Shrek 3 - Internet Movie Data Base: http://www.imdb.com/title/tt0413267/

Shrek 3 - Site de fans: http://animation.dreamworksfansite.com/shrek3/