Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

O maior projecto de produção de energia solar do planeta

Situada no deserto da Austrália, esta estação eléctrica de energia solar será a mais alta construção do mundo e também a mais ambiciosa obra para gerar electricidade a partir de uma fonte não poluente.

O maior projecto de produção de energia solar do planeta está sendo desenvolvido em Mildura , no meio do deserto australiano. Uma torre de 1 quilómetro de altura por 130 metros de diâmetro, que será a mais alta construção do mundo quando ficar pronta, em 2009, será erguida no centro de um imenso painel solar, de 20 quilómetros quadrados.

Se tudo correr como o previsto, o calor gerado pelo painel formará uma corrente de ar de até 50 quilómetros por hora na enorme chaminé, o bastante para movimentar 32 turbinas, gerar 200 megawatts de energia e abastecer até 1 milhão de pessoas.
O gigantismo do projecto dá uma ideia de quanto as fontes renováveis como o sol e os ventos começam a merecer atenção e a tornar-se viáveis.

O filme tem cerca de 3 minutos e é digno de se ver.

Um projecto grandioso que merece toda a nossa atenção.