Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gato de olho ímpar

Um gato de olho impar (odd-eyed cat) é um gato que tem um olho azul e outro amarelo, verde ou laranja. Isto acontece devido ao problema genético da heterocromia.

Causa
A coloração dos olhos desse tipo de gato ocorre em gatos com o gene branco dominante (white gene), que mascara qualquer outro gene de cor e voltas completamente um gato branco, ou com o "White spotting gene" (também responsável pelas manchas nos dálmatas). Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmentos alcancem um olho durante o desenvolvimento. Assim, o gato apresenta um olho azul ou verde e outro amarelo ou laranja. Este é um fenómeno raro, sendo encontrado mais em gatos brancos apesar de ocorrem em gatos de outras cores.

Filhotes
Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde e de verde para amarelo, até chegar à cor final quando atinge a fase adulta.

Surdez nos gatos de olho ímpar

Muitas pessoas acham que os gatos de olho ímpar de coloração branca nascem surdos de um dos ouvidos. Isto não é verdade. Cerca de 60% a 70% dos gatos de olho ímpar podem ouvir. Cerca de 10 a 20% dos gatos brancos normais nascem surdos ou ficam surdos com o processo de envelhecimento felino. Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética, pois o gene branco causa ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento.

Fonte: Wikipédia.