Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 5.a - Gato Fedorento: quem são?

Quem são os Fedorentos?

 
O Gato Fedorento é um grupo de quatro humoristas portugueses composto por José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo de Araújo Pereira e Tiago Dores. Começaram a sua carreira através de stand-up comedy e só mais tarde viriam a ter um programa na televisão.
A SIC Radical (canal por cabo pertencente à SIC) foi a primeira estação de televisão onde o grupo se estreou com uma série de episódios humorísticos compostos por sketches: a Série Fonseca. O sucesso foi tão grande que criaram outras duas séries semelhantes à primeira na mesma estação. Contudo, a SIC generalista emitiu alguns episódios o que contrariou o acordo entre esta e o grupo levando assim ao rompimento com a estação. A RTP decidiu contratá-los e lá criaram mais uma série humorística nos mesmos moldes dos anteriores: a Série Lopes da Silva. A 26 de Agosto de 2006, o Gato Fedorento exibiu um programa intitulado "Diz Que É Uma Espécie De Magazine" retratando com sarcasmo e humor a actualidade em que se encontravam. Esse programa foi um sucesso de audiências para a estação pública portuguesa. Em vez de ser constituído por vários sketches (como nas séries anteriores), cada episódio é gravado num estúdio, com público, onde os quatro humoristas comentam a actualidade, com a ajuda de sketches satíricos gravados anteriormente.
O Gato Fedorento já produziu quatro séries: a Série Fonseca, a Série Meireles, a Série Barbosa e a Série Lopes da Silva. O nome deriva do facto de todas as personagens se chamarem Fonseca (Tiago Fonseca, Ermelinda Fonseca, Aurélio Fonseca, etc.), Meireles (Raúl Meireles, Nicolai Meireles, Adolfo Meireles, etc.), Barbosa ou Lopes da Silva, respectivamente. A exibição da terceira série (Série Barbosa) foi cancelada no final do Verão de 2005 devido às divergências com a direcção da SIC.
Nas quatro séries emitidas, o sucesso do Gato Fedorento teve também a ver com o facto de ser um humor inteligente, sem medo de remeter para referências eruditas, que recusava o uso de vulgaridades, e que não mencionava directamente, acontecimentos ou personagens reais. No "Diz Que É Uma Espécie De Magazine" vigoram também estes conceitos, porém os sketches referenciam acontecimentos e personagens reais.
"Diz Que é Uma Espécie de Magazine" teve duas temporadas de 13 episódios cada e viria a acabar com a XXXVII Gala dos Tesourinhos Deprimentes na Aula Magna de Lisboa. O grupo reentrou em grande em Setembro durante a na nova grelha da RTP com a 3.ª série deste título.
 
Categoria: Gato Fedorento