Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 4 - Doraemon, O Gato Cósmico

Doraemon é uma série de desenhos animados japonesa criada por Fujiko F. Fujio, reproduzida em Portugal no Canal Panda e Henry TV, dois canais, somente acessíveis por cabo, destinado às crianças. No Brasil foi transmitida na extinta TV Manchete.

Personagens

Doraemon é um gato robot azul vindo do século XXII e que, com o seu bolso mágico, ajuda Nobita a ultrapassar os inúmeros problemas do seu dia-a-dia. Tem um aspecto arredondado e, mesmo sendo um gato, toda a gente lhe chama texugo. Não tem orelhas pois um rato, animal do qual manifesta imenso medo, comeu-lhas, enquanto dormia. A partir de então usa um guizo dourado que o protege daqueles indesejáveis animais. Tem uma irmã chamada Doraemi, que o visita de vez em quando.

É ele a personagem que dá o nome à série.

Nobita Nobi, o protagonista, tem dez anos e é um garoto de classe média-baixa, com incontáveis defeitos, entre os quais a inveja, a preguiça e o desinteresse por tudo o que o rodeia, incluindo os estudos. De facto, detesta tanto os estudos que quando tenta fazer os deveres da escola, começa, incontrolavelmente e invariavelmente, a dormir. Por esse motivo, a Sr.ª Nobi, a mãe, e o Sr. Nobi, o pai, andam continuamente, a ralhar com Nobita. De facto, gosta tanto de dormir que chega sempre atrasado às aulas. Nobita adora ler banda desenhada, ir ao cinema e ver televisão.
Dentro do seu grupo de amigos encontram-se Doraemon, Doraemi, Shizuka, Suneo, Takeshi (a quem puseram a alcunha de Gigante) e Yaiko. Nobita é um dos pretendentes de Shizuka, a quem ama incontestavelmente.

 

Shizuka Minamoto é uma rapariga muito bonita, de classe-média, e é a melhor amiga de Nobita. É inteligente e perfeccionista. Gosta muito de tricotar, cozinhar, ver televisão e brincar com as amigas. Porém, as suas actividades favoritas são ler e... tomar banho!

Dekigusu é um rapaz muito inteligente e o melhor aluno da turma. Gosta imenso de ler, tendo no seu quarto uma enorme biblioteca. Mas o que ele gosta mais é estudar Astronomia.

Suneo, um rapaz muito rico, de muito boas famílias, é muito convencido e presumido, e está constantemente a gabar-se das suas viagens ao Havai, onde tem uma casa de férias. Junto com Gigante, Suneo tenta humilhar e menosprezar, sempre que pode, o pobre Nobita.

Doraemi, a irmã de Doraemon, também é uma gata robot do século XXII. É, tal como Shizuka, bonita, inteligente, perfeccionista e sensível. Tal como o seu irmão, Dorami, tem um bolso mágico, de volume ilimitável. Gosta de ler e de ver televisão.

Takeshi Gouda (Gigante) é um rapaz de classe baixa, como o Nobita (pelo menos o Nobita tem um pouco mais de classe). Porém é muito violento e invejoso: bate quase todos os dias no pobre Nobita e, quando o Suneo ou outros (à excepção da bonita Shizuka) compram um novo jogo ou livro de BD, este tira-lho logo.
É um miúdo que tem dificuldade em exprimir sentimentos e, mesmo sendo violento e mau para os seus amigos, gosta muito deles. A sua mãe, a Sr.ª Gouda, é a mulher mais forte do bairro, sendo temida até pelo filho. Gigante tem também uma irmã, Yaiko, e um cão, o Muku.

Yaiko é irmã do violento Gigante e sonha ser escritora de banda desenhada. O irmão faz tudo para que esta não fique triste.
Adora o Dekigusu e deseja casar com ele quando for maior.

Muku, o cão de Gigante, devido ao seu dono tornou-se mau e agressivo. Maltratado e menosprezado por Gigante, Muku é um cão mau e, só quando recebe presentes de alguém, se sente feliz. Sorte a dele que tem Yaiko para o proteger.

 

Sempre que Suneo compra um carrinho de controle remoto, o Gigante pega nele e estraga-o ou perde-o. Quando o Gigante apanha da sua própria mãe, fica nervoso e bate no Nobita sem razão, altura em que o Nobita vai pedir uma máquina do futuro ao Doraemon para se vingar do Gigante.

As máquinas mais conhecidas do Doraemon são: A Porta Mágica (leva-o para outro lugar), o Arco Mágico (serve para atravessar uma parede), a Lanterna Maximizadora (deixa qualquer coisa grande) e a Máquina do Tempo (leva-o para outra geração). Este desenho animado é muito conhecido no Japão.

Todos, excepto Doraemi, vivem num dos bairros da grande cidade de Saitama, uma cidade do Japão. Em Portugal, «Doraemon» passou no Canal Panda, onde já vai na 5ª temporada.

Fonte: Wikipédia.

 

Diversões

Aprende a desenhar o Doraemon: 

 

 

Jogos Doraemon online em (infelizmente só em japonês):

 

Esta e outras figuras para colorir em: