Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Ouriços mimosos e porcos-espinhos dengosos...

Vamos aprender a distinguir um ouriço de um porco-espinho.

 

"O termo ouriço é a designação comum a diversos mamíferos da família dos erinaceídeos. Tais animais têm o dorso coberto por espinhos curtos e lisos, e as partes inferiores por pêlos. Há no mundo 16 espécies de ouriços divididas em cinco géneros, encontrados em partes da Europa, Ásia, África e Nova Zelândia. Não há espécies nativas na Austrália nem na América do Norte ou do Sul, e os encontrados na Nova Zelândia foram introduzidos. São mamíferos insectívoros que mudaram pouco nos últimos 15 milhões de anos e que se adaptaram à vida nocturna."

Por exemplo, o Sonic dos jogos da Sega é um ouriço (hedgehog).

 

Muitas vezes chamam-lhes porco-espinho por engano. Os pequenos e amorosos ouriços são muito mais pequenos e  pertencem a outra ordem, a dos insectívoros. Vivem cerca de 6 anos, medem cerca de 20 cm e pesam à volta de 750 g.

 

"Porco-espinho é o nome dado a qualquer mamífero roedor pertencente à família Erethizontidae ou Hystricidae. São com as capivaras, os maiores roedores existentes na actualidade. Não devem ser confundidos com os ouriços que pertencem à ordem Insectivora. No entanto, nos países lusófonos da Europa (Portugal e a Galiza) o Erinaceus europaeus recebe indistintamente os nomes de porco-espinho, ouriço, ouriço-cacho ou rescacheiro, posto que o habitat do Hystrix cristata na Europa se limita ao sul da península italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos romanos desde a África."

Este porco-espinho bebé é muito maior que um ouriço.
Estes vivem entre 12 a 15 anos, podem chegar aos 50 cm de comprimento e ter 18 a 30 Kg.
 
São vegetarianos e usam as suas fortes garras para escavar raízes, tubérculos e bolbos. Alimentam-se também de frutos caídos e por vezes roem casca de árvore.
 
Origem das in: Wikipédia, a enciclopédia livre.