Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Gatos famosos 8.a - Garfield

Garfield

"Love me, feed me, never leave me" é um dos lemas deste gato laranja, preguiçoso e comilão.

O gato Garfield é um cartoon criado por Jim Davis. É a estrela de uma das bandas desenhadas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo (atrás apenas de Peanuts). Os outros personagens principais são Odie, um cão estúpido, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é uma criação de Jim Davis, que usou o nome do seu avô, James Garfield Davis (este por sua vez teve o seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield).

História
Garfield estreou em 19 de Junho de 1978. Tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Já mostrava sarcasmo:

"Jon - Oi, eu sou Jon Arbuckle, e este é o meu gato, Garfield.

Garfield - Oi, eu sou Garfield, sou um gato, e esse é o meu cartunista, Jon."

A tira ironiza pessoas que transformam os animais de estimação nos "donos da casa". Também mostra um gato actuando como pessoa (inclusive, andando em 2 patas) e que enfrenta problemas humanos (dieta, tédio, aversão às segundas-feiras, etc.). Em 1980, Jim Davis redesenhou Garfield, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificação uma dieta forçada.

Em 2004, foi lançado Garfield, o Filme, que usou um Garfield criado por computação gráfica e com a voz de Bill Murray. Uma segunda longa-metragem, Garfield 2, foi lançada em 2006.
Os bonecos de peluche de Garfield tornaram-se muito populares nos anos 90. Têm ventosas e andam agarrados aos vidros de muitos carros. Existem também vários jogos lançados para diversas consolas.


Personagens

Garfield

Um gato laranja listrado. Preguiçoso, guloso, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora atirar com Odie da mesa, caçar pássaros e o seu prato favorito é lasanha. Odeia segundas-feiras, passas, dietas (que de vez em quando Jon lhe impõe) e caçar ratos ("Lábios que tocam num rato jamais tocarão os meus"). Garfield adora matar aranhas e sofre de ataques de sono.


Odie

O "parceiro" de Garfield. É um cão idiota, definido por Garfield como "uma língua com olhos e patas", por sempre estar com a língua de fora, a babar-se. Mas, frequentemente, ele vinga-se do gato. A sua primeira aparição foi em 8 de Agosto de 1978.

Jon Arbuckle 

O cartunista (embora raramente seja visto a trabalhar), dono de Odie e Garfield, é um fracasso com as mulheres, veste-se muito mal e geralmente cai nos truques do gato. Numa BD de Natal, descobrimos que o seu nome completo é Jonathan Q. Arbuckle.

Nermal

O "gato mais lindo do mundo", aparece frequentemente, mas Garfield despreza-o. No desenho, Garfield gosta de tentar mandá-lo para Abu Dhabi.

Pooky 

O urso de peluche de Garfield apareceu pela primeira vez quando Garfield procurava algo na gaveta de Jon e achou Pooky.

Arlene 

A namorada de Garfield. Aparece esporadicamente.

Liz Wilson

A veterinária de Garfield. Jon vive a tentar namorá-la, e quando eles saem, geralmente é um desastre (especialmente porque Garfield vai com eles).

Balança 

A balança da casa de banho possui um processador, por isso, fala. Quando Garfield resolve usá-la, geralmente a balança vai para o lixo por dizer frases como:
"Diga-me, alguma vez já pensou em seguir carreira como barcaça fluvial?"
"Sou uma balança de casa de banho! Não peso cargas!"
"Quantos estão aí em cima?"

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Links

Garfield, Site oficial: http://www.garfield.com/

Garfield, BD em português: http://www.tirinhas.com/garfield/

Garfield na Toonopedia: http://www.toonopedia.com/garfield.htm

Garfield, o Filme (Internet Movie Database): http://www.imdb.com/title/tt0356634/

 

1 comentário

Comentar post