Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

Gato com Vertigens

Um espaço com ideias para pensar, divertir e partilhar.

O gato com vertigens é um blog que se destina a todos aqueles que tiverem algo de inteligente para dizer ou que queiram aprender mais sobre o mundo em que vivemos. Quer seja um comentário a uma notícia, um elogio, uma celebração, um desabafo ou uma denúncia, a sua opinião é bem-vinda.

 

Fumar é prejudicial à saúde e é um crime contra a humanidade. Mate-se sozinho!

Odeio fumo

Nunca fumei, ninguém na minha família mais chegada fuma, os que já fumaram deixaram o tabaco e os outros não têm ânsias de vir a fumar.

O tabaco provoca cancro, doenças respiratórias e cardiovasculares, retira capacidades ao olfacto e ao paladar, cheira mal que tresanda e também contribui para o efeito de estufa.

 

Fumar pode prejudicar gravemente a sua saúde

Quando estou numa época em que a rinite alérgica se manifesta, após uma constipação por exemplo, inalar o fumo do tabaco dos outros causa-me "tosse de cão" e não consigo parar de tossir.

Há 15 anos quando estive grávida do meu filho trabalhava numa sala com outros 3 colegas e só eu não fumava. Às vezes nem a janela podia abrir porque estava frio nesta altura do ano.

Porque é que as pessoas fumam? Há quem diga que fumar dá prazer... Que prazer é que uma pessoa pode sentir em inalar fumo malcheiroso, cheio de produtos cancerígenos. Além do mais, enquanto o faz, está também a prejudicar a saúde dos outros! 

Quando estou a comer e alguém está a fumar ao pé de mim, é isto que dá vontade de fazer:

 

10 RAZÕES PARA CRIAR AMBIENTES LIVRES DE FUMO DE TABACO
1 - O fumo de tabaco ambiental (FTA) é causa de doença e morte.
2 - Não há níveis seguros de exposição ao FTA.
3 - Nenhum sistema de ventilação e/ou filtração é eficaz na eliminação do fumo. A instalação e manutenção destes equipamentos é muito cara e tecnicamente difícil.

4 - O direito a respirar um ar sem fumo é um direito humano fundamental, como o direito à Saúde.

5 - A maioria da população (76% dos portugueses) não fuma e tem o direito de não estar exposta ao fumo dos outros.

6 - Espaços 100% sem fumo são a única forma de proteger efectivamente e sem discriminações os trabalhadores e o público em geral dos efeitos nocivos do fumo do tabaco. Crianças e grávidas são as principais vítimas inocentes da exposição ao fumo do tabaco ambiental.

7 - A maioria da população, incluindo os fumadores concorda com a proibição de fumar nos locais de trabalho e espaços públicos fechados.

8 - A maioria dos não fumadores e mesmo muitos fumadores preferem frequentar locais sem fumo.

9 - Espaços sem fumo promovem a redução do consumo e a cessação tabágica e previnem a iniciação do consumo, particularmente em crianças e jovens.

10 - A implementação de espaços livres de fumo não tem custos e é fácil. 


Veja o folheto na Sociedade Portuguesa de Pneumologia:

http://www.sppneumologia.pt/comissao/?imc=1n101n&fmo=co&comissao_cat=10&comissao=93

 

Tabaco e cancro
O fumo do tabaco contém carcinogéneos (substâncias que causam cancro), sendo o alcatrão o mais importante. Ele faz com que as células basais se dividam excessivamente e demasiado depressa, formando-se assim massas de células não especializadas que rompem através das camadas superficiais. O cancro do pulmão é difícil de diagnosticar porque os sintomas muitas vezes não são identificados nos estádios iniciais. É também muito difícil de curar, seja qual for o estádio em que é diagnosticado, portanto a prevenção é a melhor solução.

Saiba que:

  • 4 Milhões de pessoas morrem em cada ano devido ao consumo do tabaco. Este número assustaria qualquer um. No entanto, a nível mundial, o número de fumadores cresce todos os anos.
  • O tabaco é uma droga que cria grande dependência física e psicológica, que faz com que o fumador se mantenha a fumar durante anos (uma média de 30 anos).
  • Deixar de fumar é possível. Tudo o que necessita é de ajuda de um profissional.
  • Cerca de 30% dos cancros, 20% das doenças cardiovasculares e 80% das doenças pulmonares obstrutivas crónicas tem origem no consumo do tabaco.
  • Estima-se que 50% das pessoas que fumam morrem devido ao consumo do tabaco e cada fumador perde, em média, 16 anos de vida.

Se eu atentar contra a saúde de alguém estou a incorrer num crime. Se eu lhe colocar veneno nos alimentos, se lhe der uma injecção que possa causar-lhe danos ou até se eu praticar a eutanásia para acabar com o sofrimento de um doente terminal, vou acabar na prisão.

Fumar também causa danos, fumar também mata!

É por tudo isto que eu digo: fumar não só é prejudicial à saúde, como é um crime contra a humanidade!

Depois de tudo isto, ainda lhe apetece ir fumar? Então mate-se sozinho, que eu tenho um filho para criar!

Fontes e links:

Liga Portuguesa contra o Cancro: http://www.ligacontracancro.pt/

Sociedade Portuguesa de Pneumologia: http://www.sppneumologia.pt/

Jornal de Notícias - Quase 5 mil espaços fecham a porta ao tabaco: 

http://jn.sapo.pt/2007/12/13/porto/quase_cinco_espacos_fecham_a_porta_t.html